Dicas

Dietas restritivas e alimentos milagrosos que prometem curar o câncer!!

25/06/19

Todos os dias amigos, familiares e a mídia fornecem informações relacionadas a alimentos que prometem ajudar no tratamento e cura do câncer. É necessário ter muito cuidado com estas informações, pois grande parte delas são falsas e podem prejudicar o tratamento oncológico. Procure sempre um profissional da área para tirar dúvidas com fundamento científico.

 

MITOS E VERDADES SOBRE CARBOIDRATOS

 

“Carboidratos (pão, farinha de trigo, açúcar, arroz ,etc.) alimentam o tumor.”

A principal função dos carboidratos é fornecer energia (glicose) para as células. Todas as células do nosso organismo precisam de glicose. Mas quando você deixa de consumir esse importante combustível, o organismo encontra outros meios de gerar glicose, por exemplo, usando proteínas dos músculos. Como consequência, você perde peso (e muito músculo!). Perder peso e músculos de forma não intencional pode gerar prejuízos para o seu corpo e para o seu tratamento. O fato de o tumor também utilizar a glicose como fonte de energia não pode ser, portanto, justificativa para retirar os carboidratos da alimentação.
Em vez de se preocupar em cortar os carboidratos, é mais importante se preocupar em consumir esse nutriente vindo de alimentos frescos, como grãos, cereais, frutas e verduras. Evite os carboidratos presentes em alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneo, mistura para bolos e barras de cereais.

 

“Cortar carboidratos ajuda no tratamento do câncer”.
“Sua quimioterapia não vai funcionar se você comer carboidratos. ”

Alguns estudos feitos em laboratório com células e em animais concluíram que a restrição de glicose pode reduzir o crescimento de tumores. No entanto, o corpo humano é complexo, e o que a ciência descobre quando estuda um grupo de células/tumores quase nunca pode ser aplicado para seres humanos sem que antes sejam feitas pesquisas em humanos. Até o momento, não existem evidências científicas suficientes que confirmem que cortar carboidratos ajuda a “matar o tumor” em humanos. Também não é verdade que se você comer carboidratos durante o tratamento, a quimioterapia não vai funcionar direito. Alguns cientistas estão estudando o efeito de determinadas dietas na resposta ao tratamento do câncer, mas ainda não existem dados suficientes que possam gerar recomendações diferentes das atuais para pacientes em tratamento.
O que pode ser orientado por enquanto é que você siga uma alimentação saudável, baseada em “comida de verdade” e sem alimentos ultraprocessados.

 

Em caso de dúvidas e sintomas relacionados ao tratamento oncológico, procure um nutricionista.

Milena Carvalho A. S. Aguiar
Nutricionista

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: Fique fora dessa! / 1a Ed. – Rio de Janeiro: Inca, 2018.